Data Inicio - 2021-07-17
Hora - 10:00
Local - EXTERIOR DA CAPITANIA DE AVEIRO
Tipo de Evento - Actividade Permanente
CITY LAB – AS LAVADEIRAS

Como atividade, lavar roupa tem um passado fortemente feminilizado. Durante tempos imemoriais foi uma profissão feminina e em muitas cidades do sul da Europa foram designadas áreas especiais para tal, constituindo espaços socialmente importantes para as comunidades femininas. Em muitas línguas, a palavra lavadeira existe apenas na forma feminina, faltando uma contraparte masculina.

De acordo com o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, as mulheres realizam pelo menos o dobro do trabalho doméstico não remunerado do que os homens.

Secando do lado de fora, a roupa passa da esfera privada do interior para a esfera pública das ruas. Devido a esta breve mas cíclica intrusão no mundo exterior, secar roupa poderia ser vista como uma sinédoque, um manifesto de trabalho incessante e invisível realizado por mulheres, tornando-se, ao mesmo tempo, uma marca de visibilidade feminina deixada no espaço público.

Artista:

Ola Korbańska é artista visual e designer interdisciplinar, formada pela Design Academy Eindhoven. Com o uso de vários médias, como instalação, design ou texto escrito, investiga a natureza dos objetos no contexto da temporalidade e da percepção social.

Partilhe este evento