Mensagem Diretor Festival

Entre os dias 17 e 21 de julho, Aveiro acolhe a quarta edição do Festival dos Canais.

Durante 5 dias, esquecemos as tradicionais salas de espetáculo e partimos à descoberta da cidade, das suas praças, ruas e jardins redescobrindo uma identidade cultural que se estende para além do espaço construído. Assumimos a nossa vocação marítima, damos palco aos canais urbanos que desenham o território e afirmamo-nos como uma cidade criativa, hospitaleira, que se abre, cada vez mais, à Europa e ao Mundo.

A programação deste ano reforça as parcerias institucionais com os agentes e as associações culturais locais, prosseguindo um dos objetivos que está na génese deste festival. Acreditamos que as dinâmicas criadas com estas parcerias, abrem espaço a novos caminhos de criação e de experimentação artística e promovem princípios de cidadania ativa, de tolerância, de diálogo entre culturas e de coesão social.

Procurámos ainda trazer para a ordem do dia uma reflexão sobre as questões do meio ambiente e da necessidade de adotar práticas ambientalmente sustentáveis que respondam à emergência das alterações climáticas. O novo projeto de arte efémera dedicado à ecologia, à sustentabilidade e à transformação do espaço urbano constitui, no âmbito da programação do festival, um momento de reflexão e de interpelação para o público em geral.

E temos outras novidades nesta edição! Mais projetos de aproximação do público aos artistas. Mais áreas da cidade abrangidas pelo festival. Mais espaço de programação para as artes plásticas, as artes de rua e o circo contemporâneo, sublinhando ainda a presença da dança contemporânea no espaço público. E mais artistas, parcerias e estruturas provenientes da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, sinal de um compromisso muito forte pelo desenvolvimento articulado e sustentável deste território comum.

Uma última nota para referir a atribuição às edições de 2019 e 2020 do Festival dos Canais, do EFFE Label – Europe for Festivals, Festivals for Europe -, um selo de qualidade da Comissão Europeia a que atribuímos um duplo significado. Desde logo de reconhecimento por todo o trabalho efetuado pela equipa do Teatro Aveirense, pelas diferentes divisões da Câmara Municipal de Aveiro, pelos artistas, companhias, técnicos e excecional público que anualmente fazem o festival. E, claro, de estímulo para continuarmos este trabalho conjunto de promoção do nosso território através da Cultura.

Sejam bem-vindos à quarta edição do Festival dos Canais! Esperamos por todos!

José Pina – Diretor do Festival