Mensagem Presidente CM Aveiro

O Festival dos Canais ocupa já um lugar de destaque na agenda cultural da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, assim como do País, sendo um evento marcante na oferta cultural da Câmara Municipal de Aveiro.

Concebido a partir das qualidades únicas da própria Cidade, o Festival dá uma nova vida aos canais urbanos e aos espaços públicos, criando espetáculos à medida deste território singular. Com esta particularidade, procuramos cada vez mais ir ao encontro do público residente e visitante, entrando no quotidiano da Cidade e enriquecendo-a com inúmeras performances artísticas.

A edição 2019 conta, mais uma vez, com a participação de um conjunto de criadores e companhias de referência em cada uma das áreas artísticas, numa oferta abrangente que vai desde a música ao circo contemporâneo, passando pela dança e pelas artes visuais. Este ano contamos com mais de 251 espetáculos, que envolverão 32 companhias e cerca de 277 artistas, provenientes de 16 países. Teremos, por isso, uma edição ainda mais forte e multidisciplinar.

Destacamos ainda como uma marca relevante deste Festival o reforço das parcerias institucionais com o movimento associativo local e o crescente envolvimento dos artistas e da própria comunidade na produção e realização dos diversos espetáculos. Esta partilha de experiências contribui para a qualificação dos nossos agentes culturais e confere uma identidade muito própria aos vários projetos artísticos a que vamos poder assistir.

Num momento tão importante da nossa vida coletiva, marcado pelo lançamento do projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e pelo início da fase de implementação do Plano Estratégico para a Cultura, damos mais uma vez nota pública da importância que atribuímos à Cultura enquanto motor de desenvolvimento, de promoção e de qualificação do Município.

É com este objetivo bem presente que partimos para mais uma edição do Festival dos Canais! Esperamos por si de 17 a 21 de julho!

Contamos Consigo.
Seja Bem Vindo/a.

José Ribau Esteves,
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.