Open Call 2022

No âmbito da exposição Magic Carpets, apresentada durante o Festival dos Canais, estão abertas convocatórias para participação da comunidade em três performances. Conheça os projetos e faça parte desta iniciativa internacional, presente em vários países, escolhida para a abertura de Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura.

Local: Salão Nobre do Teatro Aveirense

Procura:

  • 3 homens com, aproximadamente, 20, 30 e 60 anos (1 de cada idade)
  • 3 mulheres com, aproximadamente, 20, 30 e 60 anos (1 de cada idade)

Não é necessário que sejam profissionais, apenas que se sintam à vontade em palco.

Descrição:

A ideia desta performance é retirada do falso documentário de Marta Elīna Martinsone, Eagles
and Wolves (2019), a exibir no auditório da VIC – Aveiro Arts House durante o festival. Filmada
em Slon, na Roménia, esta obra analisa a relação entre realidade e ficção, dando especial
atenção aos conflitos existenciais que podem surgir entre esses dois mundos. A ideia é ironizar
sobre a mitificação masculina da história, derrubando os seus protagonistas e a natureza
machista de uma história já escrita.

Personagens:

1. HOMEM BACON
Um homem obcecado por carne e que faz disso uma forma de provar a sua masculinidade,
sendo também uma pequena homenagem ao ex-presidente/ditador letão Kārlis Ulmanis, já
que na Letónia essa foi uma época marcada pela exportação de bacon, um período que as
pessoas ainda veem como uma época de prosperidade. Também se contemplou usar partes
dos podcasts de Joe Rogan, já que este fala frequentemente sobre carne.
2. AVÔ TRISTE
Uma dedicatória aos nossos avós, pessoas pacatas, que não falavam muito, não sabiam como
expressar sentimentos, tinham hobbies estranhos, mas amavam-nos imensamente – à sua
maneira. O avô que lê calmamente o seu jornal, bebe café instantâneo e coleciona selos da
Segunda Guerra Mundial.
3. COSPLAY HISTÓRICO / ENCENAÇÕES HISTÓRICAS
Um personagem obcecado por espadas medievais, folclore e paganismo como forma de se
ligar à infância perdida. Alguém que não tem hipóteses de ser um herói na vida real, mas que
finge ser um homem dos velhos tempos. As referências incluem: Braveheart, figuras da
Grécia antiga e entusiastas de armas.

4. LÚCIO
É, basicamente, um peixe enorme: um lúcio. Uma dedicatória aos pescadores que associam a
sua autoestima ao tamanho do peixe que pescaram. É também uma referência a todos os perfis do Tinder, onde se é visto como um peixe na lota. Este é o homem que irá PROVIDENCIAR.
5. CANIVETE SUÍÇO DITADOR
Personagem que não pede conselhos, não chama um canalizador e reabilita a sua casa com as
próprias mãos. Vive num mundo de tentativa e erro e as suas mãos são as suas ferramentas.
6. O VERDADEIRO HOMEM
Este personagem é o protagonista do desfile de moda final – tendo em conta que no mundo
da moda os desfiles costumam terminar com um vestido de noiva. O objetivo é criar um
homem-noiva que encapsule todos os bizarros estereótipos do que significa ser homem (o
homem perfeito, que todos procuram mas não existe).

Duração: 1h30/2h00
Local: Capitania

Procura:

10 a 15 participantes de várias idades. Pede-se que os candidatos refiram os seus interesses
pessoais.

Descrição:

O projeto parte da ideia de uma história, relatada na obra Occupazioni The perpetual Dialogue,
de Grossi Maglioni. Esta oficina pretende refletir sobre os dispositivos de visão e a
possibilidade de o olhar “ferir” a paisagem da ficção-científica, procedendo a uma hipotética
luta entre o homem e a natureza. Para praticar este tipo de treino da visão, utilizaremos alvos
instalados na Capitania. Os dispositivos atuarão como filtros entre nós, a atmosfera e o objeto
observado, tornando conscientes as atividades do olhar e o seu ponto de vista. Isso pode abrir
uma nova perspetiva sobre a paisagem enquanto se estimula um olhar ativo: “Um olho que
ofende”. Nesta atividade é central o papel da visão, de apontar através do olhar, e de
diferentes posturas corporais para apontar aos alvos.

(María Ángeles Vila Tortosa – Alicia Herrero Simón)
Local: Museu de Aveiro – Santa Joana
Datas: 14 e 15 de julho pela manhã e dia 16 de julho ao longo do dia.

Procura:

  • 4 pessoas entre os 10 e os 12 anos
  • 4 pessoas entre os 13 e os 18 anos
  • 4 pessoas entre os 19 e os 29 anos
  • 4 pessoas entre os 30 e os 40 anos
  • 4 pessoas com mais de 40 anos

Não é necessário que sejam profissionais, mas pede-se que tenham qualificações e à vontade
no uso do corpo e do movimento.

Descrição:

O projeto dedica-se a potenciar as demonstrações de afeto que durante a pandemia não
puderam ser expressadas ou que, pelo menos, não puderam ser expressadas da forma que
queríamos. A intenção desta performance é refletir sobre o NÓS pondo o foco no OUTRO.
A ação decorrerá no claustro do Museu de Aveiro – Santa Joana.
Neste local evocativo também será possível ver uma instalação artística composta por folhas
impressas. Nos dias anteriores, os participantes da ação performativa serão também
convidados construir o cenário, participando num workshop interativo de impressão de folhas.
(A participação no workshop de impressão não é obrigatória).
Gostaria de fazer parte da nossa atuação na noite de abertura do Festival Dos Canais?
As artistas espanholas Las Mitocondria terão o prazer de partilhar consigo o projeto “Abrazos”.
Esta é uma convocatória aberta a crianças, jovens, adultos e jovens adultos. Se tem mais de 10
anos e gosta de representar, dançar e criar, junte-se à nossa equipa! A experiência anterior em
artes cénicas será valorizada. Membros do mesmo agregado familiar também serão muito
bem-vindos!

MÙ — Cinemática de Fluidos

de Transe Express

Procura:

19 voluntários

Workshop:

21 de Julho, 18h00 às 21h00 no Centro Congressos de Aveiro

Ensaio:

22 de Julho às 23h00 no Jardim da Fonte Nova

Apresentação:

23 de julho às 22h30 


O espetáculo Mù – Cinemática de Fluidos está aberto à participação de voluntários, que assim terão a oportunidade de fazer parte desta criação de grande escala da Cie. Transe Express. Para tal, serão recrutados vinte participantes para formarem várias paradas, que irão mergulhar a multidão numa narcose coletiva.